Curso: Arte e Menstruação, percursos Poéticos e Políticos

ducación Menstrual y arte, Rubra Fluidez

Objetivo

Promover um espaço de criação, reflexão e discussão sobre a menstruação no campo das artes, suscitando uma experiência poética e sensível que estimule e dê ferramentas para que as participantes tenham autonomia para colocar em prática suas próprias criações artísticas com/sobre menstruação.

Enfoque

A arte enquanto potência de transgressão e ressignificação da menstruação e dos tabus associados a ela. O curso reúne elementos da educação menstrual; educação somática; percepção e leitura de obras de arte, bem como exercícios práticos de subjetivação de si.

Dirigido a:

Mulheres e demais pessoas menstruantes interessadas em estudar a menstruação no campo das artes; educadoras, ativistas e terapeutas menstruais que desejam guiar práticas artísticas e pessoas menstruantes (ou que já menstruaram) que buscam criar artisticamente com ou sobre a menstruação, sejam elas artistas ou não.

Módulos

Módulo 1. Poéticas pessoais e menstruação

Módulo 2.  Menstruar é político: tabus culturais e arte contemporânea

Módulo 3. Referencial artístico

Módulo 4.  Rotas criativas para escoar

Valores

Reais $450 – 94 USD (parcelado em até 2x)

Camila Matzenauer

Professora

Bailarina, performer, feminista, arte educadora e educadora menstrual. Possui formação em Dança Bacharelado e é Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve o projeto Rubra Fluidez, é co-diretora do Espaço Umbigo, espaço cultural de arte educação localizado em Santa Maria – RS, além de ter dirigido e lançado o documentário “Rubra Fluidez: O Papel da Arte na Educação Menstrual» no ano de 2020.

Convidamos você a preencher o formulário de pré-inscrição para o curso Arte e Menstruação: Percursos Poéticos e Políticos.

Vagas limitadas!

Formulario de Pre-Inscripción

Arte e Menstruação: Percursos Poéticos e Políticos