CAMILA MATZENAUER

Bailarina, performer, feminista, arte educadora e educadora menstrual.

Bailarina, performer, feminista, arte educadora e educadora menstrual. Possui formação em Dança Bacharelado e é Mestra em Artes Visuais

Além de possuir formações complementares em abordagens somáticas do movimento, em 2020 concluiu a “Formación en Educación Menstrual”, com Carolina Ramirez.

Em sua pesquisa de mestrado desenvolveu uma performance artística a partir de centenas de relatos sobre a primeira menstruação. Esse trabalho artístico deu origem ao projeto de arte e educação menstrual Rubra Fluidez, no qual desenvolve ações poéticas e educativas a fim de conscientizar sobre e combater o tabu menstrual. Uma dessas ações foi a criação de “Rubra Fluidez: O Papel da Arte na Educação Menstrual», documentário que dirigiu e lançou em outubro de 2020.

Além desse projeto, Camila é membra da Rede Brasileira de Educação Menstrual e atua como artista e co-diretora da companhia de bambolês Umbigo de Bruxa, sendo também co-gestora do Espaço Umbigo, espaço cultural de arte educação localizado em Santa Maria – RS, cidade onde reside desde 2013.

Carolina Ramírez, educadora menstrual y psicologa